Conhecendo um pouco do Município

Criar uma Loja Virtual Grátis
Conhecendo um pouco do Município

RESUMO

A história de Jataizinho, construída ao longo dos 500 anos do descobrimento do Brasil sempre esteve ligada aos interesses da colonização, ora da Coroa Espanhola, do Governo Monárquico ou do Sistema Republicano Brasileiro.

Na primeira metade do século XVII, Jataizinho era pertencente à Espanha e se estabeleceu enquanto Redução Jesuítica de São José, às margens do rio Tibagi. Devido à ação dos bandeirantes, que iam atrás de expansão de território, índios e pedras, o local tornou-se um pequeno porto comercial ligado à exploração de diamantes.

No século XIX, em virtude de conflitos fronteiriços com países vizinhos, interesses imperialistas da Inglaterra e novamente a política de povoamento, D. Pedro II estabelece a criação da Colônia Militar de Jataí, em 1851. Joaquim Francisco Lopes foi o encarregado do Barão de Antonina para a sua construção e vias de acesso.

A Colônia Militar teve extrema importância estratégica na vitória dos países aliados contra o Paraguai, conflito que arrasou em torno de 90% da população masculina paraguaia.

Devido ao grande número de nativos na região, Frei Timóteo de Castelnuovo é encarregado da construção do Aldeamento São Pedro de Alcântara, que é inaugurado em 1855. Em poucos anos passa a ser considerado o mais importante aldeamento da Província do Paraná, e em 1965 torna-se sede da Vice-Prefeitura do Sul Brasileiro, ficando sob a jurisdição de Frei Timóteo de Castelnuovo, os aldeamentos catequese de todo o Paraná e São Paulo.

Com o término da Guerra, a Colônia Militar deixou de ter importância, com o fim do sistema monárquico, os aldeamentos foram abandonados à própria sorte. Frei Timóteo falece em 1895 e a localidade regride populacional e comercialmente.

A partir de 1920, a vila volta a ganhar impulso com a vinda de novas famílias devido ao novo empreendimento de colonização do governo republicano, aliado ao capital internacional das companhias colonizadoras.

Jatahy teve extrema importância para a efetiva colonização e progresso do Norte do Paraná, tornou-se o portal de entrada de muitas famílias que vinham de várias regiões do Brasil e do exterior, em busca do próprio pedaço de chão para plantar as sementes de um futuro melhor. Os imigrantes vinham atraídos pelas propagandas da alta qualidade das terras, que eram vendidas a prazo longo e preços baixos.

Jatahy possuía uma enorme extensão territorial, e de seu território foram desmembrados várias áreas que hoje são prósperos municípios: Londrina, Rolândia, Arapongas, Mandaguari, Maringá, Ibiporã, Assaí, Cornélio Procópio, Urai, Sertanópolis, Jaguapitã e Rancho Alegre.

A travessia sobre o rio Tibagi, para se em direção ao “Norte Novo” tinha que ser feita através da Balsa ou de canoas, não havia ponte ferroviária nem rodoviária. A ferrovia só chegou em Jatahy em 1932. A ponte ferroviária sobre o rio Tibagi foi inaugurada em 1935 e transpôs a barreira entre o passado e o presente, viabilizando o extraordinário progresso de toda a região.

A construção dos prósperos municípios do “Norte do Paraná” na década de 40 e 50, foi feita com a argila e a areia extraídas de Jataí, que chegou a ser considerada a “Capital Nacional das Cerâmicas”, exportando manilhas, telhas, tijolos para todo o Brasil.

Na atualidade, Jataizinho desponta-se com um diferencial sobre os outros municípios do norte do Paraná, tem uma bela história e relíquias de seu passado qüinquenário, é um paraíso, tem em suas portas o belo e majestoso rio Tibagi, com extraordinário potencial de turismo e lazer, fontes de riqueza.

 ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Localização: Norte do Paraná, situado ás margens do Rio Tibagi

Número de Habitantes: 11.958 (IBGE)

Denominação: Jataizinhense ou Jataizinhoense

Número de Eleitores: 9.548 (IPARDES)

Divisas: Assaí, Uraí, Ibiporã e Rancho Alegre

Comarca: Ibiporã

Distância da Capital:406 Km

Altitude:346m acima do nível do mar

Longitude: 50º58’38”

Latitude: 23º 16’ Sul

Área: 246.888Km 2

Extensão Geográfica: 186,431 Km 2

Clima: Salubre e agradável A temperatura média anual é 24,2ºC com média mínima de 16,4º e máxima de 32ºC

Precipitação: pluviométrica média anual de 1300mm/ano.

Solo Predominante: transição entre solos litólicos menos profundos menos argiloso e a terra roxa de grande fertilidade natural, mais argiloso, mais profunda, proveniente da decomposição de rochas eruptivas basálticas.

Recursos Hídricos: Rio Tibagi, Ribeirões Jataizinho e Jacutinga, Saltos Passo do Galdino e Pau D’alho, Ilhas dos Cágados e Três Bocas.

Vegetação: floresta tropical do tipo subperenifólia.

DOCUMENTOS DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO

- Porto Jataí 1850, chegada do sertanista e desbravador Joaquim Francisco Lopes.

- Fundação da Colônia Militar em 1851 através do Decreto 751 de 2 de janeiro.

- Instalação Colônia Militar 10/08/54.

- 02 de agosto de 1855, inaugurou-se o aldeamento de São Pedro de Alcântara.

- Em 1871 ocorreu a 1a geada devido ao desmatamento.

- Freguesia de Jatay sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição em 12 de abril de 1872, pela Lei 333.

- Elevada a Vila: Lei Estadual nº 1918 de 23 de fevereiro de 1920, com a denominação de São Jerônimo.

- Instalada com a denominação de São Jerônimo em 1920 (setembro de 1920).

- Extinção do Município de Jataí 20 de outubro de 1928, seu território passou a fazer parte de São Jerônimo da Serra e Assai.

- Em 14/03/1929 foi elevado Município sob a Lei 2.614 de 14/03/29, com o nome de Jataí, sendo o Senhor Dr. Emilio Muller Neiva de Lima, o primeiro Prefeito. Seu mandato foi até 1931.

- 09 de julho de 1932 Jatai foi comarca, seu 1o juiz foi o Dr. Baltar.

- Elevada a Distrito:Nova fase histórica, distrito administrativo de Assai, através da Lei 193 de 30 de dezembro de 1943.

- Elevado a Município: 10/10/1947, Lei Estadual nº 02.

- Instalação Solene: 08/12/1947.

- 08 de dezembro de 1947, instalou-se sua sede, foi nomeado Prefeito o Sr. Dionizio Striquer.

- 16 de novembro de 1947, foi eleito o 1o Prefeito, Sr. José Morais Neves. Toma posse em 1948.

- Em Janeiro de 1950, renuncia ao seu cargo, cedendo lugar ao Presidente da Câmara Municipal, Sr. Edson Palhano.

- 22 de abril de 1951, passou o cargo ao Sr. Galiano Beline.

- 22 de julho de 1951, houve nova eleição, elegendo o Sr. Manoel Nowiski, seu mandato terminou em 08 de Dezembro de 1955.

- 03 de Outubro de 1955, foi eleito o Sr. Antonio Brandão de Oliveira. Governou até 08 de Dezembro de 1959.

- 03 de outubro de 1959, foi eleito o Sr. Dionizio Striquer, que governou até 08 de dezembro de 1963.

- 03 de outubro de 1963, foi eleito novamente o Sr. Antonio Brandão de Oliveira

- 15 de novembro de 1968, foi eleito o Sr. Evilázio Rangel Cordeiro.

- 15 de novembro de 1972, foi eleito o Sr. Orlando Salles Striquer.

- 15 de novembro de 1976, foi eleito novamente o Sr. Evilázio Rangel Cordeiro.

- 15 de novembro de 1982, foi eleito como Prefeito, o Sr. Armando Luiz Pavão.

- 15 de novembro de 1988, foi eleito como Prefeito o Sr. Humberto Zanini Chamilete.

- Em 1992 foi eleito novamente Prefeito o Sr. Armando Luiz Pavão.

- Em 1996 foi eleito Prefeito o Dr. Luiz Yoshiharu Sato.

- Em 1999, assume provisoriamente a prefeitura o Sr. Valério Remo Zanini, que é empossado Prefeito no dia 26 de novembro do mesmo ano, com a cassação definitiva do Dr. Luiz Yoshiharu Sato.

- Em outubro de 2000, foi eleita Prefeita a Srª Drª Teresinha de Fátima Sanchez.

- Em 2004, foi eleito o Srº Wilson Fernandes, reeleito em 2008, ficando por duas gestões.

- Atualmente eleito em 2012 temos como prefeito o Sr° Élio Batista da Silva (Élio Duque)

CONHECENDO JATAIZINHO

Jataizinho é considerado o berço da colonização do norte do Paraná, o seu processo de povoamento teve início na fase da Colonização Espanhola no Paraná. Surgiu enquanto Redução Jesuítica às margens do rio Tibagi no século XVII, e foi destruída pela ação dos bandeirantes. A localidade sobreviveu pela exploração de diamantes no século XVIII.

No século XIX , Jatahy é criada enquanto Primeira Colônia Militar do Império pelo decreto no. 751 de 2 de janeiro de 1851, ficando a instalação sob responsabilidade do sertanista Joaquim Francisco Lopes. A Colônia teve grande importância na Guerra do Paraguai quanto ao envio de tropas e armamentos para a região do conflito.

Na margem do rio Tibagi, oposta a Colônia Militar, é criado em 1855 o Aldeamento São Pedro de Alcântara que ficou sob a direção do capuchinho Frei Timóteo de Castelnuovo. O Aldeamento teve extrema importância para a Igreja e ao Governo Imperial, comandava todos os aldeamentos catequese das Províncias do Paraná e São Paulo. Portanto, são considerados fundadores de Jataizinho, Joaquim Francisco Lopes e Frei Timóteo de Castelnuovo.

No Período Imperial, a Colônia Militar de Jatahy é elevada à Freguesia pela Lei no. 333 sob invocação de Nossa Senhora da Conceição em 1872. Na República, foi elevado a Município em 1920. De Comarca e Município foi rebaixado a território e distrito por diversas vezes em virtude de interesses políticos e econômicos. Em 1947 é elevado definitivamente a Município pela Lei Estadual No. 2 .

Jatahy possuía uma enorme extensão que compreendia os territórios dos atuais municípios: Londrina, Rolândia, Arapongas, Mandaguari, Maringá, Ibiporã, Cornélio Procópio, Uraí, Sertanópolis, Jaguapitã e Rancho Alegre. O progresso dos municípios do “norte novo e novíssimo” na década de 40 e 50 foi feita com a argila e a areia extraídas de Jataizinho que foi considerada a Capital Nacional das Cerâmicas, exportando manilhas, telhas, tijolos para todo o Brasil.

O referencial de Jataizinho hoje é seu ponto estratégico tanto as vias de acesso rumo aos centros maiores e portos quanto as suas características reservado pela natureza, com a imensidão das águas do Tibagi que batem as suas portas, caracterizando-a com o enorme potencial para o crescimento econômico, e ainda, a sua história construída ao longo de 500 anos, uma das mais belas entre todos municípios brasileiros.